Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 27 de julho de 2011

 


Incenso e sua Magia

Incenso e sua Magia, elimina as energias negativas.
O incenso elimina as energias negativas do ambiente e também ajuda na meditação , no relaxamento e até no físico.
Tem a incumbência de levar a prece aos Deuses.
Seu uso é universal, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal. Relacionado ao elemento Ar, representa a percepção da consciência que (no ar) está presente em toda parte.
Os incensos devem sempre ser acendidos com fósforos, por ser natural, nunca apagados com um sopro, para que não seja passado para ele as impurezas do nosso corpo.
Os incensos devem ser acesos para energizar e transmutar as energias aonde se encontram. Funcionam como purificadores e condutores de vibrações, sejam das pessoas ou dos locais.



Histórico do Incenso

Egípcios - são, talvez, os mais antigos na arte da manufatura e do uso de incensos. O mais famoso incenso egípcio é o Kyphi (ou Khyphi), que era produzido dentro de um templo e sob ritual altamente secreto. Era um composto de efeito muito benéfico, e Plutarco o definia como: "O incenso tem dezesseis (16) ingredientes, número que constitui o quadrado de um quadrado e tais ingredientes são coisas que, à noite, deliciam. Tem o poder de adormecer as pessoas, iluminar os sonhos e relaxar as tensões diárias, trazendo a calma e quietude àqueles que o respiram."

Um dos seus ingredientes é o popular olíbano, árvore considerada sagrada, e durante a poda ou a coleta da resina, os homens deviam se abster de contato sexual ou com a morte.

Plutarco forneceu a lista dos 16 ingredientes usados na preparação desse incenso: mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, as duas espécies de arcouthelds, caramum e raiz de Íris.

Hindus - sempre foram apaixonados por aromas agradáveis e, a Índia (nos tempos antigos) sempre foi celebre por seus perfumes. A importação de incenso da Arábia foi uma das primeiras, mas outros materiais aromáticos também eram usados, como: benjoim, resinas, cânfora, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. O sândalo era um dos itens mais populares da época. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa.

Judaico- no Velho testamento encontram-se várias referências ao seu uso entre os judeus. Geralmente os pesquisadores concordam que a queima do incenso só foi introduzida no ritual judaico em torno do século VII a.C. o primeiro incenso era composto de poucos ingredientes: estoraque, onicha, gálbano e olíbano puro; e sua preparação era semelhante aos sacerdotes egípcios.

Grego - começou a ser difundido no século VIII a.C., vindo da Fenícia.

Budismo - começou a ser difundido por volta do século VII a.C.; e junto com os perfumes, constituía uma das sete oferendas sensoriais, que formam um dos sete estágios de adoração.

Romano - muito utilizado na Festa do Pastor, junto com ramos de oliveira, louros e ervas, assim com da mirra e açafrão.

Cristianismo - foram os que mais demoraram a adotar o incenso em seus ritos. Só após o século V, seu uso foi aumentando lentamente. Por volta do século XIV, tornou-se parte da Missa Solene e outros serviços.

Islamismo - não há referencia ao seu uso no sentido religioso, mas a tradição nos mostra que o seu perfume, pode ser usado como uma referencia aos mortos.

Outros cultos - é um acessório comum às cerimonias mágicas, para neutralizar as energias negativas, por exemplo, ou usado nos métodos de encantamentos. As letras do nome da pessoa para qual é feito o encantamento indicam qual o perfume necessário. Os materiais mais usados são: olíbano, benjoim, estoraque, sementes de coentro, aloés (babosa), entre outros.


7 comentários:

  1. Quanto tempo que não venho aqui,mas estou em falta com os amigos,por motivos de saúde e o cotidiano,que é aterefado por demais.Pouco fico na net,como sempre seu blog minha querida amiga lindo,passando boas energias,a história do incenso realmente é milenar,e nos fas bem ao espírito,a energia no ambiente torna-se alegre e pura. Levarei seu link para o Avivar_Cel-2:http://avivar-cel02.blogspot.com/
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. EPA!!! errei o endereço:
    http://avivar-cel-2.blogspot.com/
    Este é o correto, desculpe minha amiga.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Ama Jacque,

    Que espaço lindo! Fiquei encantada...
    Agora eu que quero um favor, amei aquele primeiro incenso, você poderia me enviar o código?

    abraços de luz

    ResponderExcluir
  4. JAC,

    A pombinha ficou maravilhosamente linda, aquela vassourinha é o máximo. Tudo aqui é de muito bom gosto. Lindo mesmo...

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  5. Amada Jac,

    Recebi de uma amiga os códigos (Ela adora tudo que se relaciona a lua). Se quiser te envio todos por e-mail (sem problemas). A ideia do blog é ótima (risos) já ando com meus pés na lua mesmo (risos).

    Abraços de luz e beijos

    obs: Gostaria de mudar o fundo do blog Atelier Suriel (Amo a cor azul), queria algo azul e branco com botões e tecido, apesar que acho que ele esta bonito o que achas?

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!!!

    Que post legal, eu adoro incensos, sempre me acalmam!!!

    Bjos e tenha uma boa noite!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida amiga
    Vim agradecer sua vst
    Adoro,bom receber vc em meu blog
    Quanto as chavenas,vendo-as
    Por 40,00reais tem o pratinho junto
    Só a chavena 30,00reais
    Fiquei contente que gostou
    Não achei seu blog novo.....
    Bjssssss

    ResponderExcluir