Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 14 de abril de 2011


PRECE CELTA

POEMA TRADICIONAL A BRIGIT

Tógfaidh mé mo thinne inniu
i láthair na nDéithe naofa neimhe,
i láthair Bríd is áille cruth,
i láthair Lugh na n-uile scéimh,
gan fuath, gan tnúth gan formad,
gan eagla gan uamhan neach faoin ngréin,
agus NaohmMháthair dom thearmann.
A Dhéithe, adaígí féin i mo chroí istigh aibhleog an
ghrá
Dom namhaid, do mo ghaol, dom chairde,
don saoi, don daoi, don tráill,
ón ní ísle crannchuire
go dtí an t-ainm is airde.

Tradução:

Eu construo meu fogo hoje
na presença dos Deuses Sagrados do Céu.
na presença de Brigid da forma bonita
na presença de Lugh de todas as belezas
sem ódio, sem inveja, sem ciúmes,
sem medo ou horror de ninguém sob o sol
porque meu refugio é a Mãe Sagrada.
Ó Deuses, acendam o fogo de amor dentro do meu coração,
por meus inimigos, por meus parentes, por meus amigos
pelo sábio, o ignorante, e o escravo
da coisa mais humilde
até o nome mais alto.

8 comentários:

  1. Oii querida Jacque tudo bem por aí??
    Como andas as coisas...
    Estou passando por aqui para fazer uma visitinha... aproveitando e deixando uma frase que li e achei super interessanta para fazer uma breve reflexão ... "TENTAR NÃO SIGNIFICA CONSEGUIR. MAS, CERTAMENTE, TODOS OS QUE CONSEGUIRAM TENTARAM..."

    Bjss
    Tamara

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida,ficou lindo o novo layout,minha filha amou seu cantinho sempre me diz qual a fada que ela quer ser,ve se pode!
    Um super beijo
    Até mais
    Andreia

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque
    Que prece linda! adorei conhecer!
    Um beijo e uma boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque,
    Ainda bem que você colocou a tradução, não ia conseguir com aquelas letras embaralhadas (rssss).
    É linda a prece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacque
    Que linda prece, adorei, sabe Jacque visitar os seus blogs para mim é como abrir um dicionário, quando fecho ficou sempre sabendo mais,obrigada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Jacque..
    Linda oração. Lindas imagens.
    Vc é só inspiração.

    Um beijo!!

    Ma

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de ter no meu blog,o poema da Brigit no idioma original e a tradução.Por incrivel que pareça,já tinha programado a Prece Celta.Mas a da Brigit,encontrei no seu espaço.Posso copiar o texto?Não resisti e me tornei sua seguidora.Muito belo o seu blog.Nelly

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog! Linda prece e melodias de extremo bom gosto. Tornei-me seguidora, pois há nele muitas coisas interessantes e devido a diversificação de assuntos, vou ler aos puquinhos...com muito interesse.
    Suceeeeeeeeeesso pra vc.
    Bjs. Kassira!

    ResponderExcluir