Image and video hosting by TinyPic

sábado, 30 de abril de 2011



Xamanismo

O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.

Sua origem é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.

Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar,Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc...

Pode-se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver.

Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber sua conexão com o todo . Desta forma, e se abriram para o aprendizado daquilo quem realmente somos e tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, mental, emocional e espiritual.

A prática do xamanismo utiliza-se do trabalho com: ervas, direções sagradas, rituais, jornadas xamanicas, contato com natureza e seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos básicos da natureza (água, terra, ar, fogo, cristais, pedras, argila, etc...), cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas.

Atualmente, esta havendo um resgate dos conhecimentos do xamanismo a fim de aplicá-los no dia a dia, buscando elevar a consciência e alcançar novamente o equilibrio.

O xamanismo tem como objetivos básicos: reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com seres espirituais, limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do ser, conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter relação com a natureza e com o planeta a que pertence, ativação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas , curas e prevenção de distúrbios e doenças.

O conceito básico da cura xamanica é que " Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um".

5 comentários:

  1. Holaaa...Tambien he estado aqui.

    Besitos.
    Gloria

    ResponderExcluir
  2. Jacque..bacana este texto.
    Vc percebeu como as pesoas estão procurando a espiritualidade?ou pelo xamanismp, ou por outro caminho as pessoas estao procurando se aproximar mais de sua essncia.

    Bjkas

    MA

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Jacque.
    Bela postagem e essa frase final do conceito da cura xamanica é a coisa mais verdadeira do mundo.
    Conheço casos de pessoas que desenvolveram duenças apartir de uma mpagoa ou tristeza, e tem a doença dentro do coração e não se curam, uma acabou até morrendo e foi justamente esta frase que o médico disse a familia.
    Foi uma pena...
    Bom final de semana querida .

    ResponderExcluir
  4. Olá,Jacque!Tive uma avó que além de parteira, preparava remédios de homeopatia e tinha um certo domínio sobre animais e tempestades...São histórias que fazem parte da minha educação e crença que prezo muito...O seu cantinho me faz relembrar tudo isso!Obrigada!
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, gracias por compartir. Ese tema no lo conozco. Las figuras son especiales.
    Un abrazo.Jecego.

    ResponderExcluir